Serviços de alimentos e bebidas(conheça)

Nesta página você vai conhecerá os tipos de serviços de alimentos e bebidas que podem ser aplicadas em festas/eventos ou em restaurante/ hotel.

Serviço de alimentos (modalidades)

Dividem-se em: serviço à americana, serviço de garçom ou coquetel volante, serviço empratado ou prato pronto, serviço á inglesa (direto e indireto), serviço à francesa (diplomata), serviço de travessas sobre a mesa, serviço à russa e serviço a brasileira.

vamos conhece-los:


Serviço de garçom ou coquetel volante:
 É o nosso conhecido “coquetel volante”, onde o garçom serve os convidados (com a bandeja) iguarias que possam ser seguradas diretamente com a mão. Canapés, folheados, os tradicionais salgadinhos de festa, finger food em geral e até as mini degutações se estiverem servidas em louças pequenas. Também é comum para bolos e docinhos.

Serviço à Americana: Neste serviço, os próprios clientes se servem nas mesas-buffet. Modalidade de serviço surgida após a Grande depressão norte-americana que consiste em acondicionar a comida em saladeiros e réchauds para que os convivas possam servir-se à vontade.


Serviço empratado
: Consiste na montagem e decoração dos pratos na cozinha e em sua apresentação, já prontos, ao cliente.É usado muito em restaurantes mais sofisticados e hotéis, como serviço á la carte.exige do garçom muita classe, destreza e técnica.


Serviço à inglesa
: Nesse tipo de serviço, os alimentos vêm dispostos em uma travessa preparada na cozinha e cabe ao garçom servir esses alimentos nos pratos dos clientes. É a modalidade que exige mais trabalho do garçom e, ao mesmo tempo, a que mais valoriza seu desempenho. Divide-se em direto e indireto, vamos conhece-los abaixo.

*serviço a inglesa direto: Transporta-se as travessas de comida até a mesa e serve ao cliente pelo lado esquerdo(quando for possível),  servi-lo com a mão direita, utilizando os talheres de serviço na forma de alicate. Desejar ´´bom apetite“, pedir licença e retirar-se.

*serviço à inglesa indireto/guéridon:  Retirar as travessas da cozinha.  Retirar da estufa os pratos e vazios quentes necessários para este serviço. Transportar os alimentos com o auxílio do guéridon (mesa auxíliar) . Aproximar-se da mesa, pedir licença e apresentar os pratos aos clientes pelo lado esquerdo (quando for possivel). Fazer a montagem dos pratos na mesa auxiliar, utilizando uma colher de mesa na mão direita e um gargo de mesa na mão esquerda. Aproximar-se novamente da mesa e colocar os pratos montados á frente do cliente, pelo lado direito. Desejar bom apetite e retirar-se.


 Serviço à Francesa/diplomata:
 
Nesse serviço é o próprio cliente que serve da comida trazida em travessa pelo garçom. Trata-se de um tipo de serviço bem adaptado ao espírito independente do povo francês, usado em pequenos banquetes, muito requintados ou jantares de gala.Neste serviço o garçom apresenta a travessa pelo lado esquerdo, colocando-a sobre sua mão esquerda com a proteção de um guardanapo de serviço. Os talheres de serviço ficam voltados para a direção do cliente, a fim de que ele possa se servir. O garçom deve inclinar-se ligeiramente para a frente, de modo a deixar a travessa o mais próximo possível do prato.


Serviço de Travessas sobre a
Mesa
O serviço de travessas sobre a mesa, modalidade usada ainda hoje em muitos restaurantes populares das cidades do interior do Brasil e mesmo nas grandes capitais, é um tipo de serviço dos mais simples e antigos.Consiste em preparar as travessas de comida na cozinha conforme os pedidos, cabendo ao garçom a tarefa de transporta-las até o salão do restaurante e coloca-las no meio da mesa, para que os clientes possam servir-se à vontade, com ou sem a ajuda do profissional. Serviço feito pela direita.


 Serviço á Russa:
 Essa modalidade de serviço, como o próprio nome diz, deve sua origem aos imperadores russos, também conhecidos como czares, e foi introduzida na Europa Ocidental pelos diplomatas russos e por alguns chefes de cozinha e maîtres d’hôtel que trabalhavam nas cortes. É um tipo de serviço inadequado aos tempos modernos, por isso, praticamente extinto. Consiste em apresentar aos convidados ou clientes as travessas com grandes peças inteiras, como carnes, peixes e aves, que devem ser trinchadas e servidas à frente dos clientes.


 Serviço à brasileira:
 As travessas com a refeição são colocadas à mesa pelo garçom, devidamente equipadas com os talheres de servir, e cada convidado serve-se da quantidade desejada. Sabe aquele tradicional almoço de família no domingo? Pois é, puro serviço à brasileira!

 

Serviço de bebidas (modalidades)

Dividem-se em: serviço de cocktails e drinks, serviço de bebidas de dose, serviço de cervejas, águas minerais e refrigerantes, serviço de cognac, serviço de vinhos brancos, rosés e champagnes e serviço de vinhos tintos.

serviço de cocktails e drinks: Este serviço consiste em retirar os drinks no bar e levar nas bandeijas, com os porta-copos, e servir nas mesas individualmente a cada cliente.

serviço de bebidas de dose: Retirar as bebidas no bar. Colocar a garrafa, os copos, o balde de gelo e pinça, o dosador e os porta-copos na bandeija e transportá-los até a mesa do cliente e servi-lo.

Serviço de cervejas, águas minerais e refrigerantes: Retirar as bebidas da copa ou do bar. Colocar as bebidas, porta-copos e os copos na bandeja e transportá-los até a mesa, pedir licença e servir individualmente cada convidado.

Serviço de Cognac: Consiste em retirar a bebida do bar e colocar a garrafa de conhaque junto com os copos na bandeja e transportá-la até a mesa auxiliar ou o guéridon. Em seguida, segurar o copo de cognac pela base, entre os dedos anular e médio da mão esquerda, com a mão direita, apanhar a garrafa e verter a bebida no copo até a borda. Aproximar-se do cliente e servir o cognac, pegando o copo pela base, entre os dedos. Pedir licença e retirar-se. Em dias mais frios, costuma-se aquecer o copo de cognac com o auxilio do fogo produzido pela chama do álcool.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s